2 CURSOS – LEVEL 1 E LEVEL 2
Umas das Certificações Internacionais mais desejadas no mercado do movimento e da performance.
LEVEL 1
No Level 1 você vai entender a Abordagem Conduzida por Restrições e como transferir esse conhecimento para exercícios e configurações de treinamento. Além disso vai compreender o feedback funcional e como organizar o treinamento e a reabilitação de tal forma que o design representativo nos exercícios e no processo de aprendizagem seja garantido
LEVEL 2
No Level 2 você terá uma imersão nos aspectos da análise do movimento onde o corpo é visto como uma agência de mediação para organismo e meio ambiente • 4 níveis de Bernstein em movimento • Abordagem conduzida por restrições • Níveis profundos de auto-organização de movimento de alta intensidade
Uma das questões-chave no desempenho atlético e na reabilitação é a natureza ambígua da transferência; entender como o treinamento é transferido para a competição. Frans Bosch tem sido um importante contribuinte e autoridade mundial nesta área, e a Frans Bosch Systems (FBS) foi criada para levar esse conhecimento aos profissionais de esportes e reabilitação.
A FBS oferece serviços para treinadores, jogadores e terapeutas que visam entender as muitas variáveis em jogo na otimização da transferência e do movimento humano.
Através do estudo de áreas como a teoria dos sistemas dinâmicos e o campo do aprendizado motor, podemos começar a entender o movimento melhor do que se pensava anteriormente e desenvolver uma abordagem de blocos de construção que nos ajuda a navegar até mesmo pelos ambientes de habilidades abertas mais caóticos.
Uma sólida compreensão dessa estrutura desenvolvida por Frans Bosch é fundamental ao aplicar essas ideias na prática. A análise do movimento, a derivação da causa das lesões e a prescrição de exercícios para maior eficiência no desempenho ou reabilitação são apenas algumas das muitas aplicações possíveis.
Abordagem Conduzida por Restrições e transfira esse conhecimento para exercícios e configurações de treinamento
Como o feedback funciona e pode organizar o treinamento e a reabilitação
Auto-organização e seus efeitos dos processos intramusculares à cooperação muscular
Regras profundas do controle motor
Regras de pesquisa para atratores
Obtenha conhecimento de todos os sistemas envolvidos no controle motor, feedback e aprendizado intrínseco, e como aplicá-los na reabilitação e treinamento
A importância das transições de fase na reabilitação e treinamento
Hierarquia em atratores e como determiná-los na análise de movimento
Padrões de agilidade
Especificidade dos exercícios
Serão 3 dias de muito aprendizado teórico e prático!
Para que os padrões de movimento sejam transferidos do treinamento para o campo esportivo, eles devem atender a dois critérios-chave: universalidade (aplicável a muitas situações diferentes) e autoestabilidade (pode suportar mudanças na tarefa e no ambiente).
Atratores: Esses componentes estáveis e multiaplicados do movimento são conhecidos na literatura como atratores. Eles facilitam o controle do movimento para o sistema, reduzindo os graus totais de liberdade dentro do corpo.
Flutuações: Como os padrões de movimento também devem ser adaptáveis às mudanças nas demandas do ambiente, não é uma boa ideia estabilizar todos os componentes do movimento. Vários componentes precisam permanecer flexíveis, estes são conhecidos como flutuações. Um bom movimento contextual sempre requer uma distribuição eficaz de componentes autoestabilizadores (atratores) e componentes flexíveis (flutuações).
Anatomia da Agilidade: Capítulo 3: p108
Frans Bosch
TEORIA – BLOCO 1 – CONTROLE MOTOR
1- Deficiências de “Brain Centralized Models” para a prática de treinamento.
2- Controle Decentralizado e “self-organization”
3- “Bottom up Control” em movimentos esportivos
TEORIA – BLOCO 2 – CONTROLE MOTOR
1- Estado Atrator dos músculos
2- Estado Atrator de músculos “Clusters”
3- Estado Atrator em Cadeias Musculares e Padrões Totais.
4- Estado Atrator em Agilidade.
PRÁTICO
1 – Aplicação da abordagem = “Building Block Approach”
TEORIA – BLOCO 1 – APRENDIZAGEM MOTORA
1- “CLA – Constraint Led Approach” e aplicação em treinamento e fisioterapia
2- “Forces” versus “Postures”
3- “Minimum Principles” do Sistema Motor na Corrida
4- Sobrecarga e Especificidade no Treinamento.
5- PRÁTICA da Manhã = Aplicação de “CLA – Constraint Led Approach”
6- PRÁTICA da Tarde = Aplicação de “CLA – Constraint Led Approach”
TEORIA – BLOCO 2 – CORRIDA
1 – “Running Cycle”
2- Lesões relacionadas a Corrida
PRÁTICA
1- “Hamstring Training”
2- Treinamento relacionado a Corrida.
TEORIA – BLOCO 1 – Análise de Corrida e “Finding Attractors”
1- Regras Básicas para detectar os Atratores em movimento.
2- Análise de “Erros” em Corrida
3- PRÁTICA – “Template” de Avaliação = Análise de Corrida.
TEORIA – BLOCO 2 – “Overhead Athletes”
1- Controle Motor de Arremessos
2- PRÁTICA – “Building Block Approach” para Treinamento de “Overhead Sports”
Diretor da FBS / Líder do Curso
Teun Thomassen MSc. é um treinador de desenvolvimento atlético do Comitê Olímpico Holandês, trabalhando no Centro Nacional de Treinamento Olímpico de Papendal, na Holanda. Ele treinou e preparou vários campeões europeus, campeões mundiais e atletas e equipes esportivas ganhadoras de medalhas na preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2021. Atletismo (100m, 200m, 400m e revezamento), vôlei, rugby e badminton são alguns dos esportes que ele treina ou treinou diariamente no mais alto nível.
Sendo um fanático por esportes a vida toda, Teun estava determinado a seguir uma carreira em esportes profissionais. Ele começou a treinar aos 16 anos e estudou por mais de 9 anos no campo das ciências do esporte e do movimento humano.
Ele teve sua primeira experiência de treinamento de nível de elite no Instituto de Esportes de Nova Gales do Sul em Sydney. Foi durante esse período que ele conheceu Frans Bosch, que estava dando palestras em sua universidade. Teun e Frans têm trabalhado juntos desde então. Depois de se formar cum laude na universidade com um bacharelado – e alguns anos depois com um mestrado, ele começou a trabalhar em tempo integral em esportes profissionais.
Durante os últimos 12 anos, Teun continuou sua educação na especialização no campo da análise de movimento, prevenção de lesões e aplicação prática de ideias modernas de controle motor e aprendizado no treinamento. Nesta função, ele oferece cursos, apresentações e consultoria para profissionais esportivos, clubes e universidades de todo o mundo. Por exemplo, ele ajudou Frans Bosch durante a preparação da equipe nacional japonesa de rúgbi para a Copa do Mundo de 2015, na qual a África do Sul foi derrotada.
Level 1 – 04 a 06/04
Level 2 – 11 a 13/04
Das 9h às 18h
O curso tem uma Carga horária de 36h .
Sim.
Após o curso você receberá o certificado internacional do FBS.
Assim que você faz sua inscrição, você receberá acesso ao link para baixar o seu aplicativo exclusivo onde terá todo material didático do curso, além de muitas outras coisas.
Esse curso foi criado para direcionar a trabalhar já no dia seguinte com seus pacientes, alunos ou atletas.
Profissionais de saúde , educadores físicos, fisioterapeutas ou médicos que buscam uma diferenciação e excelência no mercado